Atividades

As atividades do NaLoC encontram-se organizadas em diferentes tarefas (11, no total), a desenvolver ao longo dos 36 meses de duração do projeto e recrutando a expertise de diferentes membros da equipa e laboratórios do CIDTFF. O projeto teve início a 1 de dezembro de 2020 e terminará a 30 de novembro de 2023.

Tarefa 1

Atividades de gestão, coordenação e comunicação do projeto

Duração

01/12/2020 – 30/11/2023 (36 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Consolidar o consórcio como um todo.
  • Assegurar mecanismos de comunicação e colaboração eficazes e sustentáveis entre os parceiros, de forma a garantir o cumprimento das tarefas dentro do prazo acordado e do orçamento atribuído.
  • Promover um sistema de monitoração interna.
  • Garantir a comunicação externa do projeto em função dos seus públicos-alvo.

Tarefa 2

Caracterização inicial das conceções de professores, alunos e pais e práticas curriculares relatadas

Duração

01/01/2021 – 31/05/2021 (5 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Caracterizar as conceções de professores, alunos e pais, e relatar as práticas existentes sobre a dimensão curricular das escolas do AERNP, no início do projeto.
  • Recolher informações para a conceção do primeiro ciclo de projetos de Investigação-Ação (IA).

Tarefa 3

Dias de reflexão: de políticas curriculares nacionais a políticas curriculares contextualizadas

Duração

01/04/2021 – 31/08/2021 (5 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Analisar documentos de política curricular, de âmbito nacional, promovendo a sua (re)interpretação e contextualização no AERNP, através da reflexão e debate, de modo a tornar possível o desenvolvimento de um currículo baseado no contexto local.
  • Elaborar o Projeto Curricular do AERNP e reconfigurar o seu Projeto Educativo e missão.

Tarefa 4

Mudando práticas educativas através de Projetos de Investigação-Ação (IA): conceptualização, implementação e avaliação (1.º ciclo de IA)

Duração

01/09/2021 – 31/07/2022 (11 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Promover a inovação curricular através do desenvolvimento de Projetos de IA, na sequência da elaboração do Projeto Curricular do AERNP (tarefa 3) e tendo em conta os resultados dos questionários dirigidos aos professores, estudantes e pais (tarefa 2).
  • Desenvolver um primeiro ciclo de IA envolvendo o 2.º e o 3.º ciclos do Ensino Básico (CEB).

Tarefa 5

Primeiro evento de disseminação no AERNP: lições aprendidas e o futuro

Duração

01/06/2022 – 31/07/2022 (2 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Refletir sobre o 1.º ciclo de IA (expectativas, aspetos positivos e aspetos a melhorar).
  • Divulgar os resultados do 1.º ciclo de IA a nível regional.
  • Criar condições para a continuidade do projeto, nomeadamente no que diz respeito ao 2.º ciclo de IA, incluindo o envolvimento de outros professores e disciplinas.

Tarefa 6

Mudando práticas educativas através de Projetos de Investigação-Ação: conceptualização, implementação e avaliação (2.º ciclo de IA)

Duração

01/07/2022 – 31/05/2023 (11 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Promover a inovação curricular em coerência com a reconfiguração Projeto Curricular do AERNP (Tarefa 3) e tendo em conta os resultados dos questionários dirigidos aos professores, estudantes e pais (Tarefa 2), através do desenvolvimento de projetos de Investigação-Ação.
  • Desenvolver um novo ciclo de IA, na sequência das Tarefas 4 e 5.

Tarefa 7

Caracterização das conceções e das práticas curriculares relatadas de professores, alunos e pais pós-Projetos de Investigação-Ação

Duração

01/03/2023 – 31/07/2023 (5 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Caracterizar as conceções de professores, alunos e pais e relatar as práticas existentes sobre a dimensão curricular das escolas do AERNP após a implementação dos dois ciclos de projetos de Investigação-Investigação.
  • Identificar mudanças nas perspetivas dos atores educativos após a implementação dos Projetos de IA.
  • Identificar as perceções desses atores educacionais sobre os fatores que facilitam e condicionam a inovação curricular no AERNP.
  • Contribuir para a avaliação de impacto do projeto.

Tarefa 8

Segundo evento de disseminação no AERNP: lições aprendidas e o futuro

Duração

01/04/2023 – 31/07/2023 (4 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Refletir sobre o 2.º ciclo de IA (fatores positivos/facilitadores vs. fatores condicionantes).
  • Divulgar os resultados dos projetos de IA a nível local, regional e nacional.
  • Criar compromisso entre as instituições parceiras em relação à sustentabilidade do projeto.
  • Fazer uma divulgação preliminar do Observatório de Políticas e Práticas Curriculares na Escola do CIDTFF (Tarefa 9) e atrair novos potenciais parceiros.

Tarefa 9

Desenvolvimento do Observatório de Políticas e Práticas Curriculares na Escola do CIDTFF

Duração

01/04/2023 – 30/09/2023 (6 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Desenvolver um Observatório de Políticas e Práticas Curriculares na Escola, localizado no CIDTFF.

Tarefa 10

Sistematização de conhecimento e avaliação do impacto e sustentabilidade do NaLoC

Duração

01/02/2023 – 30/09/2023 (8 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Desenvolver e sistematizar o conhecimento produzido ao longo do projeto.
  • Elaborar linhas de ação para o desenvolvimento de currículos e políticas contextualizados.

Tarefa 11

Evento final de disseminação/multiplicador

Duração

01/09/2023 – 30/11/2023 (3 meses)

Laboratórios envolvidos

Objetivos

  • Disseminar o projeto a nível nacional e internacional (com foco na comunidade científica e decisores políticos).
  • Disseminar as políticas e práticas do Observatório de Políticas e Práticas Curriculares na Escola do CIDTFF e atrair novos parceiros.

Cronograma

Cronograma das tarefas do projeto NaLoC